quinta-feira, 15 de julho de 2010

Caso Bruno - Novo depoimento de Bola

Bola presta novo depoimento sobre caso Bruno à Polícia

de MG


Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, presta novo depoimento nesta tarde à Polícia de Minas Gerais sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno. Ele será ouvido pelos delegados do caso, Edson Moreira e Alessandra Wilke, no Departamento de Investigações de Belo Horizonte, onde chegou por volta das 15h.

Também hoje, atendendo a um pedido da Polícia Civil, a juíza Marixa Rodrigues, do Tribunal do Júri de Contagem, na região metropolitana de BH, autorizou a quebra de sigilo telefônico de Bola, e mais quatro investigados no desaparecimento. A medida é referente também a Wemerson de Souza (o Coxinha), Flavio Caetano de Araújo, Elenilson Vitor da Silva e o menor J., primo de Bruno de 17 anos.

A quebra de sigilo telefônico do goleiro Bruno, de sua mulher, Dayanne de Souza, e de Eliza Samúdio já tinha sido autorizada no dia 29 de junho, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Nesta quinta-feira, a delegada Ana Maria Santos, da delegacia de Homicídios de Contagem, voltou a interrogar o menor J., que está internado desde a última terça-feira (13) no Ceip (Centro de Internação Provisória), bairro Horto, Belo Horizonte. Ele é considerado pela polícia peça-chave no desaparecimento de Eliza Samudio.

A delegada começou a ouvi-lo ontem, mas o adolescente alegou cansaço e o depoimento foi interrompido. É a quarta vez que J. conta sua versão sobre o caso.

Na última terça-feira, o Ministério Público fez uma representação contra ele sob acusação de sequestro, homicídio e ocultação de cadáver. O juiz da Vara da Infância e Juventude de Contagem determinou a internação provisória de J. no centro por prazo máximo de 45 dias.

Habeas corpus
A assessoria do TJ de Minas Gerais confirmou na manhã de hoje que recebeu pedido de habeas corpus para o goleiro Bruno, que está preso temporariamente no presídio de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem.

O pedido teria sido feito pela internet ontem (14), proveniente do Rio de Janeiro. Agora, de acordo com a assessoria do TJ, o pedido deverá ser analisado por um desembargador.

Veja quem são os suspeitos no desaparecimento de Eliza Samudio

Segundo a assessoria de imprensa do TJ, a autoria do pedido é de João Carlos Augusto Melo. Ele seria um amigo do goleiro.

O advogado de defesa de Bruno, Ércio Quaresma, não foi encontrado para confirmar a autoria do pedido. Zanone Júnior e Frederico Franco, que também integram a equipe de advogados de defesa no caso, disseram desconhecer a informação.

Revogação de prisão e buscas

No final da tarde de quarta-feira, a juíza Marixa Rodrigues recebeu o primeiro pedido de liberdade no caso do desaparecimento e suposta morte de Eliza. Foi apresentado pedido de revogação da prisão temporária de Sérgio Rosa Sales. Este pedido pode ser analisado ainda hoje.

Também ontem, após novos depoimentos, agentes da Polícia Civil passaram boa parte do dia na casa do ex-policial civil Marcos Bola, acusado de ser o executor de Eliza Samudio. A residência fica em Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte).

Técnicos da Escola de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais ajudaram nas buscas e utilizaram um aparelho chamado “GPR” (radar de penetração), utilizado na construção civil para encontrar falhas no solo e em concreto. Ao final, foi recolhido material que será periciado pelo IC (Instituto de Criminalística). O delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigações de Minas Gerais, disse que a maior parte do material colhido era pedaços de concreto.

O delegado admitiu que as provas colhidas até o momento atestam a participação dos suspeitos no crime. Segundo ele, a “materialidade indireta é muito robusta”. Isso significa que provas e depoimentos serão as principais armas da acusação contra os suspeitos.

Ontem à noite, ao sair do departamento, ele deu a entender que novas buscas poderão ser feitas no dia de hoje em locais da região metropolitana de Belo Horizonte.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EUA - Luta contra a AIDS.

Obama apresenta nova estratégia de prevenção e

tratamento da AIDS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que qualquer novo caso de Aids é "demasiado", ao apresentar sua nova estratégia nacional contra a doença, destinada a prevenir novas infecções e a melhorar o atendimento de pessoas atingidas pelo vírus HIV.

"Estamos aqui porque acreditamos que apesar do ritmo de transmissão do HIV não ser mais tão elevado neste país como já foi certa vez, cada novo caso é demasiado", afirmou Obama ao receber ativistas antiaids na Casa Branca.

"Estamos aqui porque acreditamos em um Estados Unidos onde os que vivem com o HIV não sejam vistos com desconfiança, mas sim com respeito, e que tenham acesso aos cuidados médicos de que necessitam".

O objetivo principal do programa é diminuir, em cinco anos, em 25% o número anual de novas infecções. Trata-se também de fazer com que 90% das pessoas infectadas pelo vírus conheçam melhor sua doença.

A pessoa atingida pelo vírus, seja qual for a sua idade, seu sexo, sua raça, sua orientação sexual ou seu nível social, terá "um acesso completamente livre ao tratamento de grande qualidade, permitindo uma expectativa de vida maior, livre de qualquer estigma ou discriminação", ressalta o plano.

A estratégia não prevê um aumento dos recursos destinados à luta contra a doença nos Estados Unidos - 19 bilhões de dólares por ano - mas sim uma melhor utilização do valor.

Desde seu surgimento, há trinta anos, a epidemia de Aids causou a morte de cerca de 600 mil pessoas nos Estados Unidos, mas a chegada de novos tratamentos permitiu estender a expectativa de vida das pessoas infectadas.

No entanto, cerca de 56 mil americanos ainda são infectados a cada ano e cerca de 1,1 milhão vivem com o vírus da Aids, segundo dados do governo. "Nosso país está em uma encruzilhada. Enfrentamos atualmente uma epidemia doméstica que exige um engajamento constante, uma atenção crescente por parte do público e da liderança", destacou Obama no documento que detalha o novo plano.

Saiba mais sobre novo plano dos EUA de

combate à AIDS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve divulgar nesta terça-feira um novo plano para combater a aids no país, com foco no corte de índices de transmissão e ampliação do tratamento.

Seguem alguns detalhes do plano, divulgados pela Casa Branca:

* Reduzir o número de novas infecções anuais em 25%de 56 mil para 42,224 até 2015

* Reduzir a transmissão do HIV em 30%, de 5 novas infecções para cada 100 pessoas com HIV para 3,5 novas infecções para cada 100 infecções existentes.

* Até 2015, garantir que 90% dos infectados saibam disso, aumento dos atuais 79%.

* Fazer com que 85% de novos pacientes diagnosticados com HIV compareçam a uma clínica ou a um médico num prazo de três meses, aumento de 65% até 2015.

* Aumentar em 20% a proporção de homens que têm relações sexuais com outros homens, negros e hispânicos que recebem tratamento com drogas para suprimir o vírus a índices indetectáveis.

* O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estima que 1,1 milhão de pessoas nos Estados Unidos estão infectados com o HIV. Segundo a ONU, 33 milhões de pessoas no mundo estão infectadas.

* Não existe cura ou vacina, mas coquetéis de drogas chamado de terapia de antiretrovirais altamente ativo podem controlar o vírus. Um tratamento anual custa aproximadamente US$ 25 mil nos Estados Unidos.

Negligência expôs 2 mil veteranos ao vírus da aids

nos EUA

A má esterilização do equipamento dentário em um hospital de St. Louis (Missouri) pode ter exposto cerca de 2 mil veteranos de guerra a vírus como o da hepatite C e o da aids, informou nesta quarta-feira o Departamento de Assuntos de Veteranos.

Na segunda-feira, o governo enviou 1.812 cartas a veteranos que receberam tratamento na Clínica Dental John Cochran entre o dia 1º de fevereiro de 2009 e o dia 11 de março notificando que eles poderiam ter contraído doenças.

Segundo a agência, o risco é "extremamente baixo", mas mesmo assim recomendou aos afetados que realizem exames para detectar possíveis problemas. Um comunicado divulgado nesta quarta pelo Departamento de Assuntos de Veteranos diz que o equipamento "não foi esterilizado seguindo as especificações exatas" recomendadas pelo fabricante do mesmo.

O Centro Médico de Veteranos de St. Louis oferece tratamento médico a mais de 50 mil veteranos cada ano.

Caso Bruno

Convidado pela defesa de Bruno, legista Sanguinetti se diz indeciso, mas já

se prepara para o caso

Depois de causar polêmica ao contestar a perícia oficial da investigação da morte da menina Isabella Nardoni, o médico-legista George Sanguinetti pode voltar ao noticiário com suas investigações, agora no caso que envolve o goleiro Bruno.

Sanguinetti afirmou que manteve contato com o advogado de defesa do goleiro, Ércio Quaresma, que o teria convidado a realizar uma investigação paralela sobre a morte da ex-amante do atleta, Eliza Samudio.

“Não há nada certo ainda, porque o próprio advogado falou que precisava do consentimento do Bruno, mas realmente houve esse convite e estou pensando. Mas já estou me preparando, analisando todos os detalhes que tenho acesso do caso”, afirmou, alegando que, assim como no caso Isabella, “há um pré-julgamento muito forte”.

Embora ainda esteja distante do caso, Sanguinetti acredita que algumas dúvidas podem ser solucionadas com uma perícia criminal. “O menor J. disse que, quando ia do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, deu três golpes na cabeça da vítima. Mas ela ficou três dias em cárcere privado; é preciso verificar onde ela lavou o rosto, onde ela tomou banho para ver se há vestígios de sangue”, afirmou.

Sanguinetti diz que vê com cautela o fato da polícia não ter encontrado ainda os restos mortais de Eliza. “Segundo a versão apresentada pelo menor, Eliza teria sido estrangulada pelo ex-policial [Marcos Aparecido dos Santos] e jogada para os cães, sendo que os restos que os animais não comeram, ou seja, o esqueleto, teria sido concretado no sítio onde ela teria sido morta. No cachorro, a digestão realmente é rápida, com 24 horas está eliminada. Só que você tem detalhes aí, como as unhas, o cabelo dos acusados, tem a terra, o local onde dizem que ela foi morta. E já houve muitas buscas, durante um bom tempo, e nada foi encontrado até momento”, alegou.

Segundo Sanguinetti, um dos motivos que pesa na sua definição de entrar no caso é o posicionamento contrário de seus familiares. “A minha família está fazendo resistência. Eles sabem que se for entrar no caso, vou para trabalhar, me dedicar”, disse.

Sanguinetti ainda fez críticas à forma como o goleiro e os demais acusados foram tratados em Minas Gerais. “Como é que, em uma fase de inquérito policial, você coloca roupa de presidiário? Ele está em processo de detenção, não de condenação. E aquela roupa de condenado. Há muitas pessoas sendo acusadas, não há apontamentos claros das culpas, e é preciso moderação nesse momento”, afirmou.

Caso Isabella
Segundo o médico-legista, por conta de uma determinação judicial, o
livro em que aponta supostas contradições no laudo sobre a morte de Isabella Nardoni vai demorar um pouco a ser publicado.

“Estou obedecendo a uma decisão judicial, e agora o livro não terá mais o nome da menina; terá como título ‘A condenação do casal Nardoni: erros e contradições judiciais’”, explicou, sem dar prazo para publicação.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Copa do Mundo - Espanha comemora o Titulo.

Seleção espanhola desembarca para

comemorar título mundial em Madri

A seleção espanhola, campeã mundial pela primeira vez no domingo com vitória por 1 a 0 sobre a Holanda, desembarcou nesta segunda-feira no aeroporto de Madri, na Espanha, com festa dos torcedores que vai terminar com recepção do rei Juan Carlos.

Os jogadores desembarcaram no aeroporto de Barajas, em Madri, às 15h locais (10h de Brasília) e iniciaram os festejos que têm previsto um passeio a partir das 14h (de Brasília) pelo centro histórico da capital espanhola em um ônibus aberto.

O percurso a ser percorrido é de 5 km e ao final do trajeto, os jogadores devem descansar em um hotel antes de serem recebidos no Palácio Real pelo rei Juan Carlos e o primeiro-ministro Zapatero.

São esperados milhares de torcedores nas ruas de Madri para a comemoração da conquista do título mundial na África do Sul. Cerca de 150 mil pessoas já estão festejando a chegada em frente ao Palácio Real.

Uma mensagem especial foi escrita na fuselagem do avião espanhol com a frase “Orgulho de nossa seleção nacional. Campeões”. O goleiro Iker Casillas foi o primeiro jogador a sair do avião e, como capitão da seleção espanhola, deixou a aeronave segurando no alto a taça do título mundial.