sexta-feira, 2 de julho de 2010


Dunga confirma saída, assume responsabilidade e reclama méritos de seu trabalho

Abatido após a eliminação brasileira na Copa do Mundo, o técnico Dunga admitiu que o ciclo que iniciou em agosto de 2006 está encerrado. A partir de agora, a equipe nacional não conta mais com o seu comando. Mesmo assim, no ponto final de trabalho, o treinador fez questão de reclamar méritos em seus quatro anos de direção.

“Meu futuro, vocês sabem bem. Sabem que eram quatro anos que eu ia ficar na seleção”, declarou Dunga logo após a derrota para a Holanda por 2 a 1 nas quartas de final da Copa do Mundo.

“O maior resultado que consegui foi o resgate de jogar pela seleção brasileira. Vocês deviam ver a cara dos jogadores agora no vestiário. Estou orgulhoso de ter estado à frente deste grupo, pela forma que se comportaram na seleção brasileira”, declarou o treinador, no discurso da derrota fatídica no Mundial.

À frente da seleção, Dunga conquistou os títulos da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2009. O treinador ainda faturou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e classificou o Brasil em primeiro lugar nas eliminatórias ao Mundial.

Sobre as razões para a derrota em Port Elizabeth para a Holanda, o treinador alegou falta de concentração do time na volta do intervalo. Dunga ainda fez questão de tirar de cima de Felipe Melo a responsabilidade pelo resultado negativo.

No jogo desta sexta-feira, o volante da seleção desviou de cabeça contra a própria meta no primeiro gol holandês e depois foi expulso por agressão a um adversário.

“Eu sou o comandante, tenho que assumir a responsabilidade. É injusto falar de responsabilidade para o Felipe. Não é a primeira vez que um jogador é expulso em uma Copa”, disse.


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa do Mundo - Brasil com Uniforme reserva

Seleção enfrenta Holanda de azul e usa uniforme

reserva na Copa após 8 anos


A seleção brasileira jogará pela primeira vez com a camisa azul nesta Copa do Mundo e colocará fim aos oito anos sem recorrer à segunda opção no torneio. A estreia do uniforme dois será às 11h (de Brasília) desta sexta-feira, contra a Holanda, pelas quartas de final. A partida acontece no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

O Brasil não utiliza a camisa azul em um jogo de Copa desde as quartas de final de 2002, quando bateu a Inglaterra. Depois disso, apenas o tradicional uniforme amarelo foi utilizado no restante da campanha do penta e na fatídica trajetória de 2006, na Alemanha.

Uma coincidência marca o retorno da camisa azul. Em 1994, o Brasil bateu a Holanda também pelas quartas de final usando o uniforme dois. Agora, adversário e a fase se repetem. Dunga e companhia torcem para que o resultado também.

Na oportunidade, a equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira abriu 2 a 0 com gols de Bebeto e Romário e cedeu o empate. A vitória rumo ao tetra aconteceu graças a um gol de falta do lateral-esquerdo Branco já na etapa final.

Nesta sexta, a seleção usará camisa azul, calção branco e meia azul. Já o goleiro Julio Cesar atuará com o uniforme verde escuro.

Dunga, Jorginho e Taffarel fazem parte da atual comissão técnica e estiveram presentes no triunfo de 1994. Dunga e Taffarel ainda bateram a Holanda na Copa seguinte, desta vez nos pênaltis, nas semifinais do Mundial da França.

Nos quatro jogos disputados até agora na África do Sul, a seleção utilizou apenas a tradicional camisa amarela e comemorou três vitórias (sobre Coreia do Norte, Costa do Marfim e Chile) e computou um empate (0 a 0 com Portugal).



Caso - Goleiro Bruno Flamengo


Justiça quebra sigilo telefônico de Bruno e de

ex-namorada desaparecida

Depois de localizar uma testemunha que viu a estudante Eliza Silva Samudio em companhia do filho de quatro meses e do goleiro Bruno, do Flamengo, no sítio do jogador, em Esmeraldas, a Polícia Civil de Minas Gerais tenta obter provas materiais da presença da ex-namorada do jogador no local. Para isso, conseguiu na Justiça a quebra do sigilo telefônico do goleiro e da jovem, além de outros envolvidos no caso.

A informação foi fornecida pelo chefe do Departamento de Investigações, delegado Edson Moreira, em entrevista coletiva, na noite desta quarta-feira. O objetivo da Polícia Civil mineira com a quebra do sigilo telefônico é estabelecer os passos de Eliza Samudio em Minas, mais especificamente no sítio de Bruno no Condomínio Turmalina, em Esmeraldas.

Como vem acontecendo durante as investigações, a Polícia Civil mineira tem sido extremamente cautelosa. Por isso, não foram revelados os nomes das demais pessoas que tiveram sigilo telefônico quebrado.

“Não podemos especificar nomes e dados relevantes. Vamos nos preocupar com o trabalho de técnica investigativa e o sigilo irá proporcionar o sucesso da investigação”, observou o delegado Wagner Pinto, chefe da Divisão de Crimes contra a Vida, que também participou da coletiva.

Os dois delegados evitaram ao máximo passar informações detalhadas sobre as investigações. Mas, Edson Moreira confirmou que Luiz Henrique, mais conhecido como Macarrão, está sendo investigado pela Polícia. “Ele é o procurador, que faz os pagamentos, que vê tudo para o Bruno, ele trabalha para o Bruno”, ressaltou o chefe do Departamento de Investigações.






terça-feira, 29 de junho de 2010

Copa do Mundo - Paraguai avança


No pior jogo das oitavas, Paraguai vence nos

pênaltis e vai às quartas pela 1ª vez

Numa partida de baixo nível técnico, a pior nesta fase do torneio, o Paraguai superou o Japão nos pênaltis, por 5 a 3, depois de 120 minutos sem conseguir fazer um gol sequer e, pela primeira vez, chega às quartas de final de uma Copa do Mundo.

Com a vitória paraguaia, pela primeira vez quatro seleções sul-americanas estão juntas entre as oito finalistas. O resultado estabelece ainda uma possibilidade inédita – a de que quatro seleções sul-americanas cheguem às semifinais.

Para que esta “Copa América” em solo sul-africano possa se realizar, é preciso que o Brasil vença a Holanda, o Uruguai supere Gana, a Argentina passe pela Alemanha e o Paraguai ganhe do vencedor da partida entre Espanha e Portugal.

Contra o Japão, que atuou, como sempre, fechadíssimo, num 4-5-1, o Paraguai até tentou tomar a iniciativa, mas mostrou pouca imaginação. Barrios e Roque Santa Cruz tiveram chances de marcar no primeiro tempo, mas esbarraram ou no goleiro Kawashima ou na falta de pontaria.

Em contra-ataques ou aproveitando erros dos paraguaios, os japoneses tiveram as suas chances também. De fora da área, Matsui acertou o travessão de Villar e Honda mandou uma bola perto do gol.

Um pouco mais audacioso, o Paraguai levou mais perigo no início do segundo tempo, mas Benitez desperdiçou dois bons contra-ataques, sendo substituído na sequência por Valdez. Tediosa a partir dos 20 minutos, a partida foi para a prorrogação – a segunda nesta Copa, depois de Gana e Estados Unidos.

A partida melhorou um pouco na fase complementar, menos pela qualidade das equipes e mais pelo cansaço e relaxamento. Na base do entusiasmo, o Paraguai chegou mais perto do gol, mais foi novamente ineficiente. Na segunda metade, o Japão teve duas chances de gol, mas não teve qualidade para marcar.

Na disputa dos pênaltis, as duas equipes mostraram bom aproveitamento, com exceção de Komano que chutou a bola no travessão. Melhor para o time guarani, que não errou nenhuma cobrança e selou a vaga.

Com a classificação histórica, o Paraguai confirma as boas expectativas que cercavam a seleção. Com ótima participação nas eliminatórias (ficou em terceiro lugar, atrás do Brasil e do Chile), este time é visto como o melhor que o país já enviou a um Mundial.

Menos ofensivo do que nas eliminatórias, a equipe dirigida pelo argentino Gerardo Martino adotou uma postura mais cautelosa na África do Sul e surpreendeu, terminando a fase classificatória em primeiro lugar no seu grupo, à frente de Eslováquia, Nova Zelândia e Itália.

Mais antigo estádio a receber uma partida de Copa do Mundo, o Loftus Versfeld não estava lotado. Com capacidade para 42.858 espectadores, exibia vários setores atrás dos gols vazios. Até o fim da partida, diferentemente do que ocorre sempre, não foi divulgado o público total presente. Na véspera, durante a partida entre Brasil e Chile, a Fifa anunciou nas placas ao redor do gramado do Ellis Park que havia ingressos disponíveis para o jogo desta terça-feira.





Copa do Mundo - Brasil nas Quartas


Luis Fabiano elogia Kaká e diz que podia entrar

com placa de "eu já sabia"

Bem-humorado, o atacante Luis Fabiano arrancou sorrisos após a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Chile, nesta segunda-feira, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Autor do segundo gol verde-amarelo, ele brincou com o seu bom retrospecto contra os chilenos.

"Contra o Chile eu tinha que entrar com uma plaquinha de ‘eu já sabia’. Em todos os jogos contra eles eu fiz gol. É um adversário que eu tenho sorte. Mas o mais importante é a maneira com que o Brasil jogou e conquistou a classificação”, disse o camisa 9 do Brasil.

O jogador também derreteu-se em elogios a Kaká, ex-companheiro no São Paulo e responsável pelo passe que o deixou na cara do goleiro Bravo. Ele teve só o trabalho de driblar o chileno e empurrar a bola para dentro. “Tenho uma conexão perfeita com o Kaká. Já jogamos juntos há muito tempo”, disse. Kaká respondeu em seguida. “Fico feliz de ouvir isso. Meu papel é esse. Abastecer o ataque.”

“O gol de hoje mostra que a gente tem um entendimento realmente fácil”, acrescentou Luis Fabiano. “Quando jogo com ele, se eu me posicionar bem, uma hora a bola vai chegar. Hoje não foi diferente. Foi uma jogada rápida. Só no olhar dele já sabe onde eu estou”.

Luis Fabiano espera uma partida difícil, mas interessante contra a Holanda. “É uma seleção que joga para frente e certamente vai partir para cima do Brasil. E a seleção que parte para cima do Brasil corre sérios riscos”, observou, sorrindo.




segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa do Mundo - Muitos Erros




Em dia de coincidências, Argentina e Alemanha marcam novo duelo precoce

Eliminação da Inglaterra (com xororô), queda do México, lance à la 1966 e outros tópicos que fazem história se repetir

Após dia de erros da arbitragem, Fifa se cala

sobre 'casos Lampard e Tevez'


A Fifa informou que se manterá neutra sobre as questões envolvendo erros clamorosos da arbitragem ocorridos neste domingo. Dois lances chamaram a atenção: o gol que não valeu de Lampard no duelo entre Inglaterra x Alemanha, além do gol irregular da Argentina frente ao México, mas validado pela arbitragem.

Essas falhas de arbitragem trouxeram à tona a discussão sobre a possibilidade de utilização de mecanismos eletrônicos para facilitar o comando de jogo. Porém, não há qualquer perspectiva de mudanças para a melhoria do sistema de comando dos jogos.

“A Fifa não fará comentários sobre decisões da arbitragem dentro de campo”, resumiu a entidade.

A inclusão de tecnologias no futebol parece ser algo ainda distante. A International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, cessou no começo do ano experimentos eletrônicos voltados ao auxílio de árbitros. Estão arquivados projetos de chips na bola, que acionariam assim que passasse a linha do gol.

A Inglaterra lamenta o gol de Lampard que o juiz uruguaio Jorge Larrionda não viu. A bola bateu no travessão e superou a linha do gol, mas a arbitragem não deu gol.

A partida contra a Alemanha ficaria empatada por 2 a 2 aos 38 min do primeiro tempo. O jogo terminou com vitória alemã por 4 a 1.

Já os mexicanos se revoltaram com a arbitragem, que não percebeu que a jogada do gol de Tevez estava irregular. A partida estava empatada por 0 a 0. Tevez cabeceou em impedimento, abrindo o marcador. Ao término dos 90 min, o placar apontou vitória da Argentina por 3 a 1.

No caso do gol de Tevez, uma cena curiosa. O auxiliar Stefano Ayroldi acionou o árbitro Roberto Rossetti após o gol de Tevez para discutir a jogada. O telão no estádio exibiu o replay. Os jogadores mexicanos pressionaram o auxiliar pedindo para que a arbitragem recorresse à ajuda externa para comprovar a ilegitimidade do gol. Mas sem sucesso.